Apresentação:
Os Diálogos Setoriais são um instrumento de cooperação entre a UE e o Brasil assente nos princípios da reciprocidade, complementaridade e interesse mútuo. Entende-se por Diálogo Setorial a troca de conhecimentos, experiências e melhores práticas de natureza técnica, política ou ambas, em temas de interesse comum e que ocorram regularmente em diferentes níveis hierárquicos.

A Iniciativa de Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil surgiu em 2007, quando as duas partes decidiram elevar o seu relacionamento ao patamar de Parceria Estratégica, com o objetivo de contribuir para o aprofundamento e progresso das relações bilaterais.
Já em sua IV fase, que abrangerá o período de 2017 a 2019, a Iniciativa pretende se reafirmar como um mecanismo essencial para promover e apoiar o trabalho conjunto na busca de soluções para enfrentar os grandes desafios globais.
A Iniciativa é gerenciada conjuntamente pela Secretaria de Gestão do Ministério de Economia (ME), por meio da Direção Nacional da Iniciativa (DN), pela Delegação da União Europeia no Brasil (DELBRA) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O que fazemos:
A Iniciativa de Apoio aos Diálogos Setoriais tem como finalidade apoiar parcerias entre instituições brasileiras e europeias, através de projetos que facilitem intercâmbios e troca de experiências e conhecimentos, visando reforçar o diálogo político e técnico em temas de interesse mútuo.
Os Parceiros Institucionais, beneficiários diretos da Iniciativa, são os órgãos e entidades da Administração Pública Federal brasileira, e correspondentes Direções-Gerais, Serviços e Agências executivas da União Europeia que participem de diálogos específicos.
As atividades apoiadas abrangem a troca de informações, boas práticas, desenvolvimento de ações conjuntas, aproximando as partes em volta de temas estratégicos e de prioridade mútua.
QUAIS ATIVIDADES PODEM SER APOIADAS:
A Iniciativa de Apoio aos Diálogos Setoriais prevê o apoio em os seguintes âmbitos:
Elaboração de estudos que desenvolvem as temáticas abordadas nos Diálogos Setoriais e/ou busquem aprofundar o conhecimento das políticas e programas adotados por cada uma das partes.
Assistência técnica especializada para a realização de tarefas que aprofundem as temáticas tratadas nos Diálogos Setoriais e/ou à exploração dos seus resultados. A Iniciativa poderá disponibilizar a participação e mobilização de perito/os que apoiem na preparação de análises e pareceres técnicos sobre temas sensíveis e/ou de elevada complexidade técnica; para a elaboração de estratégias e planos de ação, capacitação de pessoal e avaliação de resultados, entre outras ações.
Apoio logístico às missões técnicas ou participação em eventos na Europa ou no Brasil.
Apoio logístico à organização de eventos; e produção de
publicações e serviços de tradução